A identidade traduz quem se é. Ao apresentar a sua visão organizacional ao mundo, desenvolve-se um senso de propósito para o alcance dos objetivos dessa organização.
Faz-se necessário considerar uma periodicidade cada vez menor para realizar uma releitura sobre quem se é, já que tudo está mudando rapidamente nos trazendo novos contextos e necessidades de adaptações. Essa realidade acompanha os impactos que a identidade e a estratégia de negócio assumem ao mundo e interfere no planejamento atual e futuro da organização. Afinal, é preciso ter clareza sobre o papel que assumimos e compreende-lo no contexto atual para agir de forma mais eficiente.
A identidade organizacional direciona a cultura, traduz os comportamentos esperados dos colaboradores internos e externos , auxilia no entendimento sobre o que se pode ou não fazer e promove um senso coletivo sobre o caminho que deve ser percorrido em rumo ao objetivo global da organização, criando valor e vantagens ao negócio pois torna essa população interna capaz de distinguir as melhores decisões. Com a visão, missão e valores ( ou manifestos, propósitos e atributos) a organização comunica e engaja todos a um mesmo caminho, reforça o motivo de sua existência, o que se deseja alcançar e como (comportamentos e valores) que devem ser adotados para chegar lá.